Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Croton glechomifolius Müll.Arg. DD

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 13-06-2012

Criterio:

Avaliador: Rafael Augusto Xavier Borges

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

C. glechomifolius possui distribuição ao longo de áreas de Cerrado e Mata Atlântica do sul do Brasil e São Paulo, com subpopulações encontradas em diferentes formações vegetacionais. No entanto, não há conhecimento sobre dados quantitativos destas subpopulações, que são necessários para uma clara aferição do risco de extinção desta espécie.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Croton glechomifolius Müll.Arg.;

Família: Euphorbiaceae

Sinônimos:

  • > Croton tragifolius ;
  • > Oxydectes glechomifolia ;
  • > Croton glechomaefolius ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

​Descrita originalmente na obra Linnaea 34:126.1865., a espécie pode ser diagnosticada pelas seguintes características: subarbusto prostrado, com folhas suborbiculares a reniformes, com ca. de 1 cm de comprimento (Caruzo; Cordeiro, 2007).

Distribuição

A espécie é endêmica do Brasil, ocorrendo nos Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina (Cordeiro et al., 2012). Caruzo; Cordeiro (2007) indicam a ocorrência desta espécie na Argentina e Rio Grande do Sul.

Ecologia

Planta terrícola, subarbustiva (Cervi et al., 2007), ocorrendo em savana gramíneo lenhosa (Campo Limpo/Sujo) (Cervi et al., 2007) associada ao domínio fitogeográfico Cerrado (Cordeiro et al., 2012), Formações Campestres, Florestas Ombrófilas Mistas e Mata Mesófilas Semidecíduas, associadas ao domínio fitogeográfico Mata Atlântica (Sobral et al., 2009; CNCFlora, 2011; Cordeiro et al., 2012).

Ameaças

1.1.4 Livestock
Detalhes A criação de gado é uma ameaça a biodiversidade no sul do Brasil. O pastejo excessivo resulta em diminuição na cobertura do solo e em riscos de erosão, além de substituição de espécies forrageiras produtivas por espécies que são menos produtivas e de menor qualidade, ou até mesmo na perda completa das boas espécies forrageiras. Em 1996, 7 milhões ha na região Sul do Brasil eram utilizados com pastagens cultivadas, principalmente com espécies não-nativas (Overbeck et al., 2009).

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes Figuram como as principais ameaças aos campos gerais do Estado do Paraná, um dos locais de ocorrência da espécie (Cervi et al., 2007) queimadas, pastoreio, plantio de espécies arbóreas exóticas, mineração, agricultura e pecuária intensivas (Melo et al., 2004).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada "Rara" (R), de acordo com os critérios de raridade adotados em avaliação de risco de extinção empreendida para a flora do Estado do Paraná (SEMA/GTZ-PR, 1995).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: A espécie possui registros dentro do Parque Estadual de Vila Velha (PR) (CNCFlora, 2011), entre outras ao longo de sua área de distribuição.

Referências

- CERVI, A.C. ET AL. A vegetação do Parque Estadual de Vila Velha, município de Ponta Grossa, Paraná, Brasil. Boletim do Museu Botânico Municipal, n. 69, p. 01-52, 2007.

- CORDEIRO, I. ET AL. Euphorbiaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

- SOBRAL, M.; KAMINO, L.H.Y.; OLIVEIRA, C.TSTEHMANN, J.R. ET AL. Euphorbiaceae. Rio de Janeiro, RJ: Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2009.

- CARUZO, M.B.R; CORDEIRO, I. Sinopse da tribo Crotoneae Dumort. (Euphorbiaceae s.s.) no estado de São Paulo. Hoehnea, v. 34, n. 4, p. 571-585, 2007.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE/DEUTSCHE GESSELLSCHAFT TECHNISCHE ZUSAMMENARBEIT (SEMA/GTZ). Lista Vermelha de Plantas Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná, Curitiba, PR, p.139, 1995.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

Como citar

CNCFlora. Croton glechomifolius in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Croton glechomifolius>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 13/06/2012 - 16:30:14